Banco de Dados Orientado a Objeto
Aluno: Elenildo Ambrozio de Sousa
Banco de Dados Orientado a Objetos
Por volta dos anos 60, havia uma grande desorganização em relação ao armazenamento de informações causando grandes custos adicionais às empresas. Foi então, introduzido o SGBD, sistema que, dentre diversas funções, organizava tal informações. A partir dos anos 80, os SGBDs ainda só armazenavam dados de forma uniforme. Com o surgimento de dados de maior complexidade e não-convencionais houve a necessidade de um sistema de tecnologia orientada a objetos, surgindo, então, o Banco de Dados Orientados a Objetos e seus Gerenciadores (ODBMS ou OODBMS).
Descrição
Formalmente, o BDOO é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos, ou seja, utiliza a Estrutura de dados denominada Orientação a objetos, a qual permeia as linguagens mais modernas. Esse objetos variam de BD a BD, possuem suas respectivas classes, podendo ser qualquer dados do mundo real, cujo valor seja necessario de representação. Então, pode-se afirmar que Objeto pode ter uma série de atributos que, após ser criado, necessita apenas ser instanciado e ter tal atributo selecionado para que este possa ser utilizado ou alterado de acordo com o necessidade.
Características do Banco de Dados Orientado a Objetos
Temos:
O projetista pode especificar as estruturas do objeto e, também, suas respectivas possíveis operações;
Trabalha com dados complexos dando suportes aos Gerenciadores de banco de Dados;
Possui semelhanças com a Programação Orientada a Objeto: abstração, objeto, classes, herança, tipo de herança, polimorfismo e encapsulamento;
Cada objeto representa uma entidade no mundo real;
Cada objeto e identificado por um identificador (Object Identifier) que é gerado pelo sistema.
Principais Banco de Dados Orientado a Objetos
O Banco de Dado Orientado a Objetos facilita ao ter ligação direta aos software sem a necessidade de