ATPS
Remuneração Estratégica é a abordagem que auxilia as empresas a desenhar e implementar um modelo de remuneraçao alinhado aos drivers de geração de valor ao negócio que motivam os colaboradores a atingirem os resultados desejados, a partir da:
• Definição do pacote de remuneração de acordo com as necessidades da organização e de seus colaboradores.
• Segmentação da solução para os diferentes tipos de colaboradores que a organização necessita.
• Motivação dos colaboradores para atingir as metas e objetivos da organização.
A abordagem organizacional é segmentação da solução para os diferentes tipos de colaboradores aquele que está ligado ao negócio principal da empresa e efetivamente gera valor para ela.
Para a identificação dos Segmentos-chave Organizacionais é utilizada a Matriz de Tipos de Mão-de-obra, que divide os segmentos da empresa em quatro categorias:
Segmentos-chave Organizacionais: Segmento voltado à realização da maior parte da estratégia da empresa, geralmente relacionado ao negócio-fim. Consiste na categoria de indivíduos que atuam em processos relacionados diretamente à maior parte da geração de receita da organização.
Mão-de-Obra Especializada: Representa o grupo de profissionais com competências específicas muito dispendiosas para se desenvolver ou que a empresa possui em escassez e que são importantes para a manutenção do negócio. Geralmente está associada ao negócio-fim da organização, mas em alguns casos pode pertencer a áreas de suporte.
Mão-de-obra Essencial: Grupo de indivíduos com atuação nas áreas de suporte da empresa que são estratégicas por gerarem valor à organização, mas não específicas na atuação da indústria.
Mão-de-obra Adaptável: Profissionais que contribuem para funcionamento e entregas dos processos, geralmente atuando no suporte aos grupos de Segmentos-Chave Organizacionais e Mão-de-obra Essencial. Reflete alternativas de que a empresa pode se utilizar em períodos de elevada demanda ou ainda em casos em que