Banco comercial
Evolução da teoria científica
A partir das pesquisas científicas da antiga civilização grega para o presente, a teoria atómica evoluiu muito.
Pela primeira vez na história da humanidade em que se falou sobre o átomo era na Grécia antiga. Os primeiros conceitos do átomo foram cunhados por volta de 600 anos a.C., Tales de Mileto, Demócrito e Aristóteles, entre outros, mencionaram aspectos do assunto que de uma forma ou de outra ligados ao átomo.
O avanço deste tema, veio somente no ano 1773, graças ao importante trabalho do químico francês Antoin Laurent Lavoisier, que postulava que a matéria e composta de pequenas partículas (átomos) indivisíveis e indestrutíveis, mesmo depois de combinar através de reacções químicas. Descobriu também que os átomos do mesmo elemento são iguais, e que podem formar compostos químicos, unindo 2 ou mais átomos de diferentes elementos.
As teorias Atómicas
1.O modelo de John Dalton
John Dalton (1766-1844) foi o criador da primeira teoria atómica moderna na passagem do sec XIX, onde diz que o átomo e uma minúscula esfera macia, impenetrável, indivisível. Este modelo, foi mais conhecido por modelo atómico da bola de bilhar.
Segundo Dalton:
-Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si.
-Átomos são partículas reais, indivisíveis e descontínuas, formadoras da matéria.
-Nas reacções químicos, os átomos permanecem inalterados.
-Na formação de compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas. 1:1, 1:2, 1:3, 1:4.
2.O modelo de John Thomson.
Em 1897, joseph John Thomson formulou a teoria segundo a qual a matéria independentemente de suas propriedades, contem partículas de massas muito menores que o átomo de hidrogénio. Inicialmente corpúsculos, e depois electrões.
Através das suas experiencias Thomson concluiu que a matéria era formada por um modelo atómico diferente do de Dalton. Uma esfera de carga positiva continha electrões de carga negativa distribuídos