Bancos comerciais
RESUMO
Os Bancos Comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. Este artigo apresenta como se deu o inicio dos Bancos Comerciais e de que forma foi sendo modificado ao longo do tempo. O objetivo deste trabalho é analisar a natureza dos Bancos Comerciais e apresentar quais os tipos de serviços oferecidos, e de que forma atuam no mercado.
Palavras-Chave: Bancos Comerciais, Instituições Financeiras, Empresas.
Introdução
Os Bancos comerciais são empresas que atuam no mercado financeiro, especificamente em operações de curto e médio prazo, de pessoas físicas e jurídicas. Além disto, serviços básicos de cobrança de títulos de crédito, execução de ordens de pagamento, arrecadação de diversos. Ao total de recursos derivados desses serviços junta-se com a captação de depósitos a vista e a prazo. Estes Bancos basicamente são formados por varias agencias dispersas por todo o país, agencias estas que são padronizadas e acopladas a unidades maiores. Segundo (GARVIN, 2008.58) “são agregadas em unidades geográficas maiores como distritos, regiões e divisões. Cada camada dessas tem seus próprios gerentes”. Isto quer dizer que um Banco Comercial é dividido por varias unidades independentes, onde, cada gerente é responsável por atingir os resultados esperados pelas matrizes.
Estes Bancos enfrentam um enorme desafio pois, é muito difícil fazer com que todas as agências operem de forma uniforme. Além de dificuldades referentes aos mercados específicos de cada agência, instrumentos operacionais, capacidade de decisão interna e sobre os limites ou fronteiras organizacionais. Para solucionar o problema dos mercados específicos os gerentes deverão assegurar que a vontade do