Banco islamico vs banco comercial
1. Introdução
O tema ora proposto ao Grupo “Banca tradicional vs Banca Islâmica ” constitui uma matéria de grande interesse para o mundo em geral e para os empresários, académicos e público em particular , sabido que é a grande importância do mesmo na vida das pessoas e das organizações.
Com este trabalho pretende-se, ou melhor ainda, o objectivo deste trabalho é dar a conhecer primeiro, a existência da banca islâmica no mundo contemporâneo que ainda por muitos é desconhecida e em segundo, dar a conhecer a sua génise, as suas relações comerciais, os seus principais produtos financeiros, como desenvolve as suas actividades, como materializa os seus ganhos para a sua sustentabilidade, e em terceiro estabelecer a relação com a banca convencional, os aspectos comuns e as suas principais diferenças.
Ainda no âmbito deste trabalho, vamo-nos debruçar sobre o conceito de um banco, da banca convencional, as suas primeiras formas ,as principais actividades de um banco e como obtem os ganhos.
Em suma, vamos encontrar ao longo deste trabalho, um pouco do que se precisaria saber sobre a Banca Islâmica , versus banca convencional.
2. A génise da actividade bancária
A génise da actividade bancária,na Idade Média, era comum que os senhores depositassem seu ouro em um único lugar que tinha instalações de segurança apropriadas: a oficina do ourives. Com o tempo, estes artesãos começaram a emitir papéis que representavam partidas de ouro que guardavam, obrigando-se a trocá-los pelo valor em metal precioso que cada um deles representava. Em fins da Idade Média, muitos ourives, mais tarde agentes financeiros e os primeiros bancos que foram surgindo, começaram a emitir os primeiros bilhetes de banco.
No século XIV, com o surgimento da classe burguesa (burguesia) e o auge do comércio que mobilizou na Europa bens e valores em uma escala nunca