Redesenho do Banco Comercial
A Evolução do Modelo de Segmentação da Caixa
Em 2000, para se tornar mais competitiva, acompanhando as tendências de mercado, a Caixa implantou a estratégia de segmentação de clientes.
O modelo pressupõe uma orientação para que todas as atividades da empresa estejam direcionadas para o atendimento às necessidades do cliente de forma rentável para a Caixa.
Nesta publicação, apresentamos a você uma síntese das premissas do refinamento da estratégia adotada pela Caixa. Trata-se de uma das iniciativas prioritárias, denominada Redesenho do Banco Comercial.
Leia e reflita sobre as principais mudanças. É a partir da análise e do conhecimento que você irá contribuir para o aprimoramento constante do atendimento e do relacionamento com nossos clientes.
Você é determinante para se construir uma Caixa rentável, forte e competitiva!
A Segmentação de Clientes na Caixa
Iniciado em 2000, o processo de segmentação estratégica de clientes da Caixa passa, agora, por um refinamento que contempla o atendimento a todos os clientes da Caixa, seja do banco comercial, de transferência de benefícios, ou aquele que apenas adquire financiamento habitacional e não possui nenhum outro relacionamento com a Caixa.
Por Que Foi Necessário Rever a Estratégia?
A segmentação de clientes é uma realidade em todos os mercados e não deve ser diferente na Caixa. Ela permite desenvolver ações adequadas para cada segmento e o cliente percebe que está recebendo o atendimento de acordo com suas expectativas. Mais satisfeito, ele consome maior quantidade de produtos, permanece mais tempo na empresa e proporciona maior rentabilidade.
Observou-se, ao longo deste período, um aumento fabuloso da quantidade de clientes nas carteiras sem aumento do número de produtos por cliente. Uma carteira de clientes pouco “qualificada”. Determinadas questões precisam, ainda, de respostas:
Quem são os maiores clientes de determinada carteira?
Quantos produtos eles