banan
Comportamento Organizacional – 1 semestre.
Resumo- Capitulo 19
Ninguém duvida que o ambiente em que vivemos pode ser um erro ou ter complicações, tanto no campo político, social, econômico, ecologia, tecnologia e da organização. Vivemos hoje na era da informação, onde computadores estão substituindo mãos de obra aceleradamente. Muitas categorias profissionais estão deixando de existir, pois tais funções estão sendo eliminadas. As mãos de obras estão sendo desvalorizadas e tendem a migrar para o setor terciário da empresa, onde absorverá apenas os mais competentes.
A consequência de tudo isso, cairá onde as sociedades mundiais terão de se acostumar a nova era como condição de sobrevivência. A ReAdministraçao entende que especialmente a classe empresarial tem responsabilidade fundamental para executar ações que permitam que se dê a transição de uma forma menos traumática, e onde cabe ao empresário uma responsabilidade pela condução dos destinos da sociedade e pelo o bem estar de cada indivíduo.
O que eles podem fazer de melhor é investir em recursos humanos e desenvolve-los. Pessoas desenvolvidas tendem a ser capazes de pensar com independência para buscar alternativas que convenham no seu cargo para os tornarem obsoletos e forem extintos, onde o governo já se mostrou impotente para tal caso.
A organização tem referente três palavras chaves: eficiência, eficácia e efetividade, onde a responsabilidade social esta a preparar não apenas os indivíduos que trabalham na empresa como também investir no treinamento de realocação dos indivíduos que deixarão a empresa e a extinção de funções. Sabemos que isso deveria ser feito dentro de uma politica maior.
Tanto o governo quanto a empresa deveria assumir uma politica maior, onde os dois se sintam responsáveis por tais indivíduos. Nenhuma sociedade aceitaria milhões de desempregados de braços cruzados, onde a ambiguidade é proposital, o risco é alto e como a concepção administrativa