balcão
A grupo foi descoberta entre o final do século XIX e início do século XX, dentro das terras de propriedade do italiano Antônio Gasparin e durante a Segunda Guerra Mundial, foi refugio de descendentes italianos que eram perseguidos. Após Gasparin doar o terreno e a gruta para a Igreja matriz de Colombo e esta, repassar para a Santa Casa de Misericórdia de Colombo, em 2000 o município comprou e transformou o local no Parque Natural Municipal Gruta do Bacaetava e hoje é uma das principais atrações turísticas da cidade1 . A Gruta do Bacaetava, foi descoberta na cidade de Colombo, há 106 anos, somente em maio de 2000 a gruta foi fundada.
A Gruta do Bacaetava, faz parte do Circuito Italiano, partindo de Curitiba, e chegando a cidade de Colombo, podemos observar muitos sítios, chácaras, vinícolas e restaurantes da região.
A Gruta do Bacaetava, possui uma extensão de 250m, dentro da gruta, parte o Rio Bacaetava, que na palavra indígena significa “casa de Pedra”.
Para percorrer a gruta, há um guia que acompanha os turistas, para mostrar as passagens que há dentro como as formações rochosas, pequenas mãos desenhadas, o local é bastante escuro, é necessário uma laterna para fazer o caminho, muitos morcegos habitam o local.
A Gruta esta localizada dentro do parque, que possui uma mata nativa da região de Colombo, sendo uma importante área de conservação ambiental, há um espaço para lazer, com churrasqueiras, e uma capela que abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, antigamente esta imagem ficava no interior da gruta.
Hoje a Gruta do Bacaetava, recebe aproximadamente 1500 visitantes por mês.
Para grupos de pessoas acima de 12 pessoas é necessário realizar a reserva com