balcão de analises
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração
TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO I
AULAS 1 E 3: 13 e 27 de fevereiro de 2012 (segunda-feira)
AULAS 2 E 4: 15 e 29 de fevereiro de 2012 (quarta-feira)
1. ORGANIZAÇÕES
“São grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.” (SOBRAL; PECI, 2008)
Vivemos em uma sociedade em que predominam as organizações.
Surgimento: necessidade primária de cooperação do Homem. A partir da sua limitação, ele se junta a outros para alcançar objetivos que, sozinho, teria dificuldade ou não conseguiria, em virtude da complexidade e da variedade de atividades.
Vários tipos de organização (as empresas são organizações lucrativas: o excedente remunerar os seus proprietários e acionistas ou investir na sua auto-sustentação; estão ligadas às leis do mercado); vários tamanhos; cada uma tem suas próprias características e particularidades.
Diferentes entre si: cada uma tem seus objetivos (finalidade ou propósito; são muitos os objetivos); tem sua estrutura organizacional (a maneira como as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas; é o esqueleto que sustenta a organização) e é composta por pessoas.
Sucesso ou insucesso: depende da qualidade de sua administração, depende dos seus administradores.
2. ADMINISTRADORES
Estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los. São eles que tomam as decisões quanto à aplicação adequada dos recursos organizacionais. São eles que fazem acontecer por meio de outras pessoas.
Administradores diferentes dos outros profissionais: o que os separa dos outros profissionais é a coordenação do trabalho de outras pessoas.
Modelo ideal?: não existe modelo que defina como deve ser um administrador de sucesso. Na verdade precisam estar preparados para enfrentar as dificuldades; precisam realizar uma administração eficiente e eficaz.
3. ADMINISTRAÇÃO
“É o processo de planejar, organizar, dirigir e