Balanço Social
O que é:
O balanço social é um demonstrativo de elaboração espontânea, publicado anualmente pelas empresas, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidos aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.
No balanço social a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades e busca melhorar a qualidade de vida, ou seja, sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre as empresas, a sociedade e o meio ambiente, além disto, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta.
Onde tudo começou:
Na década de 1960 nos E.U.A. em na Europa o repudio da população a Guerra do Vietnã deu início a um movimento de boicote a aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. A sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram, a prestar contas de suas ações e objetivos sociais, a elaboração desses relatórios com informações de caráter social resultam no que hoje chamamos de balanço social.
No Brasil:
No Brasil a ideia começou a ser discutida na década de 1970. Contudo, apenas nos anos 1980 surgiram os primeiros balanços sociais de empresas. A partir da década de 1990 corporações de diferentes setores passaram a publicar balanço social anualmente.
O sociólogo Hebert de Souza, foi quem fez a proposta ganhar projeção nacional, através de uma campanha para divulgação voluntária do balanço social em junho de 1997.
Hoje é possível contabilizar o sucesso desta iniciativa e afirmar que o processo de construção de uma nova mentalidade e de novas práticas no meio empresarial está em pleno curso.
Objetivo:
A contabilidade tem entre seus