Balanço Patrimonial, DRE, DLPAc e DMPL
Relatórios contábeis: obrigações e auxílio à gerência Relatório contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela Contabilidade. Há aqueles que são obrigatórios – exigidos por lei, conhecidos como demonstrações financeiras. Existem também aqueles não obrigatórios, o que não significa que sejam menos importantes.
Relatórios contábeis obrigatórios Para as Sociedades Anônimas (S.A.s):
Balanço Patrimonial
Demonstração de Resultado do Exercício
Demonstração de Lucros ou Prejuízos acumulados ou Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos Essa última demonstração é somente obrigatória par as S.A. de Capital Aberto e as grandes S.A.
Para as “limitadas” e outros tipos societários
Balanço Patrimonial
Demonstração de Resultado do Exercício
Demonstração de Lucros ou Prejuízos acumulados
Complementação às demonstrações financeiras
Relatórios da diretoria (ou da administração) Relatório que usualmente dá ênfase às informações de caráter não financeiro (não monetário). As principais informações são: dados estatísticos diversos, indicadores de produtividade, desenvolvimento tecnológico, a empresa no contexto socioeconômico, políticas diversas, projetos de expansão, desempenho em relação aos concorrentes, etc. Notas explicativas As notas explicativas devem complementar, juntamente com outras demonstrações contábeis e quadros analíticos, as demonstrações financeiras, sendo ferramentas no auxílio do esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.
Exemplos:
Critérios de cálculo na obtenção de itens que afetam o lucro;
Obrigações de longo prazo, destacando os credores, taxas de juros, garantias à dívida, etc.
Composição do k social por tipo de ações;
Ajustes de exercícios anteriores, etc. parecer dos auditores Parecer de auditor externo, que não possui nenhum vínculo com a instituição, tendo total independência para manifestar sua