Balanço de massa para produção de farinha de sangue
Produção de Farinha de Sangue
Graxaria Celgon Agroindustrial
• As fábricas de subprodutos de origem animal (também chamadas de fábricas de farinhas ou graxarias) estão associadas aos frigoríficos, com o objetivo de transformar os resíduos não aproveitáveis para alimentação humana do abate dos animais em farinhas para rações animais e sebo. Descreveremos o processo de produção da Farinha de Sangue produzida pela Graxaria Celgon Agroindustrial ltda, localizada em Alvorada – RS.
•
•
A Celgon também produz:
Sebo Bovino Industrial; Farinha de Carne e Ossos; Glicerina Bruta;
Farinha de Sangue
• A Farinha de Sangue é constituída de sólidos provenientes de porções celulares de sangue de animais mortos (neste caso, bovinos); O principal interesse nutricional é seu alto conteúdo proteico (no mínimo 80%). É Utilizada para a produção de rações amimais:
•
Peixes (principalmente)
Suínos
Cães
Farinha de Sangue
• A Farinha de Sangue produzida pela Celgon é obtida a partir do sangue bovino (proveniente de abatedouros e frigoríferos) por coagulação e centrifugação para remoção do plasma sanguíneo e posterior secagem das hemácias. É obtido como produto final uma farinha fina, de cor vermelho escuro tendendo a preto e com odor desagradável.
•
Processo de Produção
MOEGA Descarregado o sangue fresco ESTOQUE Armazenado antes do início da produção COAGULADOR CENTRÍFUGA Separação das Fases ETE Plasma Sanguíneo
Adicionado Coquetel Coagulante
Sangue Coagulado
Produto Final
ENSAQUE
SECADOR Secagem por tubulação
CALDEIRA Temperatura: 240°C
Vapor de água
Balanço de Massa
ETE MOEGA 30.000 L de Sangue ESTOQUE 30.000 L COAGULADOR 30.000 L Coagulante 30% 9.000 L Coagulado (úmido) ENSAQUE 4.500 kg Considerando Densidade do Sangue Fresco ≈ 1 kg/L 30.000L . 1kg/L = 30.000 kg Rendimento = 4.500 kg Farinha / 30.000 kg Sangue * 100 ≈ 15% de farinha sobre o