AULA 01 INGREDIENTES PARA A ALIMENTA O ANIMAL PROF
Faculdade de Ciências da Saúde
Medicina Veterinária
Disciplina: Bromatologia e Nutrição animal
Prof. Glauco Dente Gurtler
Aula Prática 1 – Ingredientes para Alimentação Animal
MILHO
O milho é o principal componente da dieta animal: participa com mais de 60% do volume utilizado na alimentação animal de bovinos, aves e suínos. O milho assegura a parte energética das rações.
Combinados com outros ingredientes, o milho permite ajustar a formulação de rações específicas para a dieta balanceada de acordo com o tipo e a destinação dos animais, a exemplo de suínos em geral, leitões, matrizes, aves poedeiras ou de corte, gado leiteiro ou de corte.
O milho pode ser processado e utilizado por dois principais processos (seco e úmido) para produção de produtos como: farelo de milho moído, farelo de gérmen de milho peletizado, farinhas pré-gelatinizadas, milho em grãos, fubá grosso, glúten de milho, farelo de glúten de milho e farelo de milho.
SILAGEM DE MILHO
Silagem é o produto oriundo da conservação de forragens úmidas (planta inteira) ou de grãos de cereais com alta umidade (grão úmido) através da fermentação em meio anaeróbico, ambiente isento de oxigênio, em locais denominados silos.
Atualmente a produção de silagem é uma das melhores estratégias utilizadas pelos produtores para alimentar seus rebanhos, independente da finalidade: produção de leite, carne ou ainda como suplemento na alimentação em períodos críticos provocados por adversidades climáticas.
A silagem de milho é a melhor fonte de energia para alimentação dos rebanhos.Silagem não é fonte de proteínas, minerais e gorduras (aproximadamente 15% da matéria seca), mas sim de fibras, carboidratos (amido) e açúcares (85% da matéria seca).
Vantagens: Suplementação na época da seca no Brasil Central, principalmente em regiões de estressehídrico rigoroso (3 a 4 meses de chuvas por ano), onde muitas vezes nem a cultura da cana-de-açúcar consegue se desenvolver. Ideal para fornecimento