Balanced Score Card
INPG – Instituto Nacional de Pós-Graduação
MBA Executivo em Finanças e Controladoria
Avaliação da Disciplina: Balanced Scorecard
Professor: Dr. Iberê Arco e Flexa
Componentes do Grupo:
TRABALHO DE AVALIAÇÃO EM GRUPO
CASO MOBIL
BLUMENAU-SC
07/2008
a) Quem são os clientes?
Road Warriors – Geralmente homens de meia idade e de alta renda, que dirigem entre 25.000 e 50.000 milhas por ano....compram gasolina especial com cartão de crédito....compram sanduíches e bebidas nas lojas de conveniência...e, às vezes, lavam o carro no Box de lavagem.
True Blues – Geralmente homens e mulheres de média e alta renda, fiéis à marca e às vezes ao posto...freqüentemente compram gasolina especial e pagam em dinheiro.
Generation F3 – Fuel, Food and Fast (combustível, comida e rapidez): Homens e mulheres em ascensão – a metade com menos de 25 anos de idade – sempre em movimento...dirigem muito e comem bastante nas lojas de conveniência.
*Qual a proposição de valor (conjunto de atributos, relacionamento e imagem)?
Oferecer uma experiência de compra superior, para que isto seja possível, a empresa deverá investir em postos de gasolina mais espaçosos, em maior quantidade bombas de gasolina em cada posto, tecnologia para as bombas de gasolina, em lojas de conveniência, em serviços auxiliares para os carros, e em treinamento para os atendentes. A estratégia é atender somente ao segmento Premium de clientes que são fiéis a marca. O relacionamento com o revendedor deveria ser modificado para a relação “ganha ganha”, onde deveria se gerar lucro para os revendedores com receitas não oriundas da gasolina. Se fossem capazes de gerar maiores receitas e lucros com a venda de outros produtos além da gasolina, os revendedores dependeriam menos do lucro decorrente da venda de gasolina para cumprir suas metas de lucro. Isso aumentaria a participação da Mobil nos lucros e ainda permitira que os revendedores fossem os mais rentáveis do setor,