Balan o Social e Relat rio de Sustentabilidade
Primeiro vamos descrever o Balanço Social, que é um instrumento pelo qual os empresários podem refletir, medir, avaliar e divulgar como vai a empresa e o seu empreendimento no campo social.
O Instituto Ethos (2009) afirma que o Balanço Social é um meio de dar transparência às atividades corporativas, de modo a ampliar o diálogo da organização com a sociedade. É também uma ferramenta de gestão da responsabilidade social, pela qual a empresa entende de que forma sua gestão atende à sua visão e a seus compromissos estabelecidos em relação ao tema da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), e em direção à sustentabilidade.
Os interessados no Balanço Social podem ser pessoas físicas ou jurídicas que interagem e se relacionam com a empresa ou entidade (pública ou privada), tais como clientes (usuários – população em geral), fornecedores, servidores (empregados – colaboradores), investidores (PF, PJ,Fundos de Investimentos), acionistas (controladores e minoritários, gestores, administradores), órgãos governamentais: municipal, estadual e federal, órgãos controladores e fiscalizadores, entidades de classe e sociedade e comunidade em geral.
A proposta é de que o relatório contenha informações sobre o perfil do empreendimento, histórico da empresa, seus princípios e valores, governança corporativa, diálogo com partes interessadas e indicadores de desempenho econômico, social e ambiental. O relatório deve apresentar também um demonstrativo do Balanço Social desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), iniciativas de interesse da sociedade (projetos sociais) e de promoção da responsabilidade social em nível local, nacional e global, entre outros indicadores de desempenho da gestão como geração de riqueza, produtividade e investimentos.
Já o relatório de sustentabilidade é a prática de medir, divulgar e prestar contas para stakeholders internos e externos do desempenho organizacional visando