Resenha sobre Universidade - Criação e produção de conhecimentos
Conhecimento sobre universidade
João Gabriel Ribeiro Dias1
Em seu livro “Fazer Universidade: uma proposta metodológica”, publicado pela Cortez em 1986, os autores trazem um conjunto de ideias sobre o conhecimento da cultura brasileira, com base no sistema educacional imposto. Buscando trazer uma reflexão sobre a universidade que se apresenta e na qual imaginamos ser. Fazendo o uso da retrospectiva histórica como ferramenta, sendo o objetivo que os leitores consigam chegar a certa conclusão de como sonhamos ou pensamos ser uma universidade.
Ele destaca que na Antiguidade Clássica, o Ocidente, principalmente na Grécia e em
Roma, já existia um sistema educacional que o conhecimento girava em torno de um mestre. Já no final da Idade Média e a Reforma, a Igreja Católica assume e toma frente, fazendo com que o ensino superior se torne apenas um, assim formando a “universidade”. Nessa época é que se começam o hábito de fazer discussões, debates sob vigilância de um professor, fazendo com que até hoje haja toda uma interação com cursos diferentes, trocas de ideias produtivas de acordo com disciplinas, assim gerando mais oportunidades de conhecimento. Todo o conhecimento naquela época era baseado na fé, religião, e filosofia. Muito diferente de hoje, que apresentam todo um conhecimento científico, para afirmar todos os fatos que ocorrem cientificamente. Logo após os movimentos da Renascença e da Reforma e Contra Reforma, que fazem com que o pensamento individualista evolua, fazendo assim que o conceito de universidade torne-se inconsistente com a realidade. Na era Napoleônica, a universidade tenta retomar a liderança do pensamento, tentando assim se tornar um centro de pesquisa, sendo sua preocupação preparar o homem para descobrir, formular e ensinar a ciência.
Já aqui no Brasil, o primeiro pensamento em universidade era que teriam que ir apara conseguir um conhecimento cientifico e um diploma. Passando para década de trinta, a ideia que universidade ser um