Baixo rendimento escolar
O Diagnóstico Psicopedagógico é o processo pelo qual é analisada a situação do aluno com dificuldades dentro do contexto escola e de sala de aula, com a finalidade de proporcionar aos professores orientações e instrumentos que permitem modificar o conflito manifestado. É um processo que permite ao profissional investigar, levantar hipóteses provisórias que serão ou não confirmadas ao longo do processo recorrendo, para isso, conhecimentos práticos e teóricos. O diagnóstico possui uma grande relevância tanto quanto o tratamento. Ele mexe de tal forma com o paciente e sua família que, por muitas vezes, chegam a acreditar que o sujeito teve uma melhora ou tornou-se agressivo e agitado no decorrer do trabalho diagnóstico. Por isso devemos fazer o diagnóstico com cuidado observando o comportamento e mudanças que podem ocorrer no sujeito.
Segue o diagnóstico psicopedagógico realizado com a paciente JSC. Fruto de atendimentos individuais, pesquisas e muitas observações. É mais um exemplo, que justifica positivamente que todo fracasso escolar deve ser investigado, trabalhando assim a prevenção de maiores dificuldades posterior.
JCS apresentava um rendimento escolar muito baixo, preocupada com a situação a professora RMJ encaminhou-a para uma avaliação psicopedagógica.
Entrevista com o professor
Data: Outubro de 2004
A - Desde que série o aluno frequenta esta escola?
P - Desde a 1ª série.
A - já repetiu?
P – Não
A - Quais suas preocupações em relação a este aluno?
P - JSC. Tem apresentado um baixo rendimento escolar e se distrai com facilidade e é muito briguenta.
A - Como é o relacionamento da criança? Com o professor?
P - Demonstra medo com facilidade. Não gosta de ser cobrada, mas demonstra apatia pela minha pessoa.
A - Com os colegas?
P - Relacionamento com dificuldade, brigas, ciúmes, insegurança em especial nãogosta de sua cor.
A - Com os outros adultos da escola?
P - Relacionamento bom. Às vezes, quer ajudar naquilo que não foi