Bairro santa felicidade
O objetivo desse trabalho é apresentar o bairro de Santa Felicidade em sua estrutura, pontos turísticos e demais fatores que intervenham no desenvolvimento do bairro. Isso inclui o sistema de transporte, população e quaisquer projetos envolvidos para o bom andamento do mesmo.
1. ORIGEM DO NOME SANTA FELICIDADE
A região foi formada pela antiga Colônia Santa Felicidade, formada por imigrantes, na sua maioria, italianos. A ocupação ocorreu mais intensamente a partis de 1878, por imigrantes vindos na sua maioria das regiões de Vêneto e Trento, no norte da Itália. Os colonos dedicavam-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros.
O nome Santa Felicidade veio da Dona Felicidade Borges, que doou grande parte das terras aos imigrantes italianos.
1.1 História
Santa Felicidade é uma região administrativa de Curitiba que envolve 16 bairros, incluindo o bairro de Santa Felicidade, que fica a 7 km do Centro. Preserva muito da cultura trazida pelos imigrantes italianos a Curitiba.
A administração da regional de Santa Felicidade abrange os bairros: Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Campo Comprido,Cascatinha, CIC-Jardim Gabineto, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João, Seminário e Vista Alegre.
A região era um caminho de passagem de tropeiros nos séculos 18 e 19. As tropas paravam neste caminho para repousar e se alimentar, e desta forma, surgiram as primeiras cantinas, que mais tarde se tornaram restaurantes. Isto contribuiu para que a região se tornasse um centro gastronômico.
Atualmente Santa Felicidade possui cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares. Também se encontram vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime e junco.
Em 1891, atendendo à forte religiosidade dos imigrantes italianos, erigiu-se a Igreja São José, em Santa Felicidade. Em 1899, construiu-se a