Bactérias: microbiologia
BACTÉRIAS
As bactérias são seres microscópicos com os quais convivemos o tempo todo, e que interferem diretamente na saúde, medicina, na economia, nas indústrias, enfim, em tudo.
Elas estão presentes no nosso corpo. Na verdade, existem mais bactérias em nossa boca do que pessoas atualmente no mundo todo. Elas não somente auxiliam como também são responsáveis e executam várias funções essenciais para nós, como a digestão. No intestino, essas bactérias convertem os alimentos em nutrientes; entre outras atuações desses seres no nosso organismo.
Uma parcela ínfima das espécies de bactérias é patogênica (ou seja, causam doenças em seres humanos); na verdade, menos de 1%. Mas esses patógenos já causaram sofrimentos incalculáveis para a humanidade ao longo dos séculos. Exemplos de doenças que contaminaram o mundo e deixaram toda uma civilização em estado de alarde é a tuberculose, peste negra ou peste bubônica e a gangrena, todas somaram mortes incalculáveis nos infestados (o índice de mortalidade da peste bubônica foi de 90%, por exemplo).
Existem inúmeras doenças causadas pela ação de bactérias. É tão letal que uma espécie de bactéria foi utilizada como arma biológica por Saddam Hussein. O antraz (Bacillus anthracis) causa uma doença chamada botulismo. Essa bactéria se reproduz rapidamente, formando grandes populações. Depois elas destroem a si mesmas, liberando a toxina botulínica, substância mais tóxica do planeta e 100 milhões de vezes mais potente que o veneno de uma cascavel.
Porém, algumas bactérias têm atuação benéfica e maléfica para nós. Essa mesma toxina letal é também utilizada no tratamento de músculos hiperativos, tais como mal de Parkinson, paralisia cerebral, esclerose múltipla e gagueira (quantidade aplicada nos pacientes é de um milésimo da dose fatal). É também aplicada como botox, em doses muito menores, já que um dos sintomas dessa doença é a paralisia.
Muitas delas são um mistério para nós. Um Estreptococo