Bacterias Kk
Crestamento bacteriano (pseudomonas savastanoi pv. glycinea)-
Os sintomas foliares surgem em pequenas manchas, mais como são pequenas, não permite que se vejam nitidamente. São circuladas por uma coloração amarelada, que por ocasião tardiamente levam a necrose-foliar. Em vários casos apresentam o circulo amarelado nas regiões que necrosam. A maior ou menor circulo estão ligadas a temperatura ambiente.
Mancha-Bacteriana (pústula-bacteriana - xanthomonas campestris pv. vesicatoria )
Essa doença leva uma vantagem tem temperaturas elevadas (20 a 30 °C). Os sintomas são são aparentes no fruto e é muito parecidos com as da pinta-bacteriana, com a diferença que, as lesões são maiores, mais claras e mais profundas que as da pinta-bacteriana. Pode acarretar a queda de flores, quando a planta é infectada em época de florescimento.
Fogo Selvagem (pseudomonas syringae pv. tabaci)
O sintoma da doença se inicia nas folhas, as lesões se comportam como manchas de fisionomia oleosa, que se inicia nos bordos das folhas e se manifesta em direção ao centro foliar, ao evoluir, a parte central das lesões, que tem um contorno em cores verde-amarelado, torna-se marrom, P. syringae pv. tabaci produz uma toxina denominada '' tabtoxina'', essa toxina é a responsável pelas partes cloróticas nas folhas. Em alguns dias, as manchas ( nem sempre são circulares) aumentam seu tamanho, podendo alcançar a 2 a 3 cm que se aglutinam, levando a originar lesões ainda maiores que serão responsáveis pela necrose e morte das folhas.
Mancha Bacteriana Marrom (Curtobacterium flaccumfaciens pv. flaccumfaciens)
Os sintomas iniciam nas folhas, em pequenas lesões cloróticas, que podem aumentar, até ocupar todo o folíolo. A clorose não se origina pela a inchação, e começas de formal oval ou alongada, com grandes chances de começarem nas margens e evoluírem para o centro. As lesões podem se coalescer, formando áreas necrosadas coloração marrom, quando a folha chega nesse estado, ela se