bacon
UNICENTRO
Laís Stadler de Campos
2° ano de História – Manhã
Filosofia Moderna na Maneira de Conceber do Filósofo Francis Bacon 1561 – 1626
Guarapuava
2011
BACON - FILOSOFIA MODERNA
Francis Bacon é considerado parte fundamental do inicio da ciência moderna, tendo um grande marco na historia.
A principio entendamos resumidamente o que foi a Filosofia Moderna. Começou a partir do Renascimento. Com o objetivo de dar os devidos limites aos estudos filosóficos. Baseado no empirismo, que é a abrangência de todas as doutrinas que vai se tratar de todo conceito que vai contra axiomas, como gerador de conhecimento baseado na experiência. Fundado no conhecimento que surge no que gera a experiência. Assim vários nomes se destacam. Assim como Bacon, filosofo que se torna um dos primeiros a fundar o pensamento filosófico moderno, seu método é empírico, que já foi resumidamente explicado a principio usando da observação de fenômenos estudando a natureza com novos conceitos, na busca da verdadeira causa do fenômeno. A indução faz parte da sua teoria, que vai se tratar da capacidade de observar e entender esses fatos empíricos. Sua metodologia é a utilização por tabelas, a aplicação em dados matemáticos. E a axioma que vai ser o inicio da construção e aceitação de uma tese, onde essa tese de Bacon vai ser fundamentada em Biologia, Geologia e Mecânica dos Solos. Mas como já o dito isso é só o principio, com o tempo e a passagens por outros nomes que contribuíram com a filosofia moderna, existem outras teorias que são levantadas, mas no momento isso não vem ao caso.
Podemos destacar em Bacon a capacidade critica, e maneira de ir contra a corrente de pensamentos da época, com esse objetivo de formar uma filosofia nova, moderna.
Royal Society instituição fundada no século XVII, e Kant com a critica da razão pura, são fortes influentes na maneira de conceber filosofia de Bacon.
Tratando