backtin
Departamento de Linguagem e Tecnologia – Curso de Letras
Estudos de Linguagem I- Língua e Linguagem- Prof. Sérgio Gomide
Aluna: Edirlaine Pádua Batista
AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DE BAKTIN PARA OS DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDOS DA LINGUÍSTICA NO SÉCULO XX.
Mikhail Bakhtin dedicou a vida à definição de noções, conceitos e categorias de análise da linguagem com base em discursos cotidianos, artísticos, filosóficos, científicos e institucionais. Foi um dos mais destacados pensadores de uma rede de profissionais preocupados com a forma de estudar linguagem, literatura e arte. Contribuiu sobre a reflexão da linguagem- como é a linguagem,como ela funciona.
Integrante do Círculo de Bakhtim, conjunto de pensadores que se reuniram no fim de 1910, em um período tumultuado politicamente na Rússia e em contra partida em um momento na qual havia uma grande explosão artística. Um dos aspectos mais inovadores da produção do Círculo de Bakhtin foi enxergar a linguagem como um constante processo de interação, mediada pelo diálogo e não apenas como um sistema autônomo.Ä língua materna, seu vocabulário e sua estrutura gramatical, não conhecemos por meio de dicionários ou manuais de gramáticas, mas graças aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicação efetiva com as pessoas que nos rodeiam¨, escreveu o filósofo.
Bakhtim dá enfatiza: Os tipos (formas) de textos estão relacionados ao tipo de atividade sócio-cultural. A linguagem que dá forma organizadas às atividades(agentes) vão se diferenciando. Ele não deixa de lado o enunciante ou enunciador. O enunciador é aquele que age, tem perspectiva daquela atividade na qual esteja envolvida. Também no horizonte do enunciador está o receptor. Ambos têm que estar dentro do mesmo texto. Sendo assim, a língua só existe em função do uso que locutores (quem fala ou escreve) e interlocutores (quem lê ou escuta) fazem dela em situações (prossaicas ou