Sistema Nervoso
O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
As células nervosas (neurônios), são as unidades funcionais do sistema nervoso. Elas apresentam três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônios.
Corpo celular: se localiza o núcleo;
Dentritos: conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.
Axônio: transmite para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
(neurônio)
O sistema nervoso se divide basicamente em duas partes:o sistema nervoso central central,e o sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. Nele ocorrem nossos pensamentos, emoções, ficam arquivadas nossas memórias e ocorre todo tipo de estímulo sensitivo.
É importante fazer uma diferenciação do encéfalo e do cérebro: o encéfalo é um conjunto de estruturas que estão anatomicamente e fisiologicamente ligadas. O encéfalo divide-se em três partes, principais: o prosencéfalo, o mesencéfalo e o rombencéfalo. Sendo que o cérebro faz parte do posencéfalo.
O sistema nervoso periférico, composto pelos nervos do crânio e suas ramificações, controla a entrada e saída de estímulos nervosos em nossos órgãos e sistemas. Ele subdivide-se em sistema nervoso somático, sistema autônomo e sistema nervoso entérico (funcionamento involuntário).
O sistema nervoso somático é o responsável pela transmissão das informações de nossos sentidos (audição, visão, paladar, olfato) ao SNC (sistema nervoso central), e, também, por conduzir os impulsos nervosos do SNC aos músculos esqueléticos. No caso das respostas motoras, esta ação será voluntária, pois, pode ser controlada conscientemente.
O sistema nervoso autônomo envia informações de órgãos viscerais, tais