Bacia de um rio
INTRODUÇÃO 3
PRIMEIRA atividade 4
SEGUNDA ETAPA 19
CONCLUSÃO 30
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31
ANEXOS 32 INTRODUÇÃO
Hidrologia é definida como a ciência que estuda a distribuição e movimentação das águas, bem como sua forma de ocorrência. Trata dos processos que envolvem a água e que fazem parte do ciclo hidrológico.
A hidrologia é a base para projetos de engenharia civil, o que envolve também a agronomia, mecânica dos solos e a hidráulica. Esses estudos são de extrema relevância para o planejamento, o projeto e a construção de barragens e pontes. Vale ressaltar que cada projeto é único, já que as bacias se diferenciam devido suas características como nível dos oceanos, presença de montanhas, declives de terreno, depressões, etc. A distribuição das águas sobre a superfície pode variar de acordo com os fatores envolventes, como rochas, vegetação e a presença de lençóis freáticos. Dados meteorológicos e os parâmetros físicos são imprescindíveis para que seja realizado um estudo hidrológico.
Podemos citar como exemplos, onde o estudo hidrológico é imprescindível, obras como drenagem de áreas, irrigação, controle de poluição e de erosões.
Com os conhecimentos adquiridos durante esta disciplina, pode-se fazer o estudo do Córrego Floresta e sua seção de estudo, definindo-se os parâmetros hidrológicos necessários para a análise desta bacia hidrográfica.
A primeira etapa do projeto consiste em conhecer os limites topográficos por meio de um mapa definindo a bacia e suas características relevantes, como área, perímetro, larguras e ordenamento dos cursos de água, e ainda encontrar os diversos indicadores que variam de acordo com tais características.
A segunda parte resume-se à estabelecer o coeficiente de Runoff, as precipitações médias, o escoamento superficial, encontrando o número de estações pluviométricas ideal para essa bacia. Além disso, é necessário calcular a vazão máxima produzida e o seu hidrograma.
PRIMEIRA atividade
1.1