Bacharelado
Atualmente o Japão é o sexto maior consumidor dos produtos brasileiros, importa quase 700 milhões de dólares em carne, quase 300 milhões de dólares em café e mais de 192 milhões de dólares em soja. O mercado de frutas está em pleno crescimento no mercado nipônico hoje o açaí é uma das frutas mais procurada pelos japoneses atualmente por causa de seus poderosos nutrientes que ajudam nos cuidados com a pele até mesmo com problemas no intestino, mas ainda representam apenas 2,5% das exportações brasileiras de açai.
O açaizeiro é uma espécie nativa da Amazônia, encontrada principalmente em terrenos de várzea no estuário dos rios Tocantins, Pará e Amazonas. O açaí, até o final do século XX, era considerado um produto da alimentação básica das populações ribeirinhas e das camadas de baixa renda. A produção do açaí era até então predominantemente extrativista e destinada ao consumo local. O estado do Pará é responsável por 95% da produção do fruto.
(SANTANA et al. 2006).
O açaí é uma fruta que possui altas doses de antioxidantes que ajuda a retardar o envelhecimento, alto teor de proteínas que serve como acelerador muscular, antocianina que reduz o colesterol ruim e aumenta o nível de colesterol bom entre muitos outros benefícios. Setenta por cento do açaí exportado pelo Brasil é em forma de polpa, matéria-prima para fabricação de sucos, energéticos, sovetes etc... Os produtos derivados do fruto são populares principalmente entre atletas japoneses, pois tem alta concentração de