Biosseguranca
Devido à grande demanda do segmento de beleza, a preocupação com a segurança na relação ao não contagio de serviço prestado, é uma atitude que configura maior credibilidade ao profissional desta área.
A assepsia é fundamental para o trabalho do profissional, tanto nas mãos, quanto roupas e materiais ou aparelhos disposto na sala da clinica. Assim, o uso dos equipamentos de proteção como nas ferramentas de trabalho do profissional, que é oferecido ao cliente.
Neste sentido, conhecer os conceitos sobre uma pratica voltada a higiene dos equipamentos, do próprio procedimento, visando prevenir possíveis contágios, é importante a todo profissional da área prestada.
Assim, o presente trabalho procura identificar esses profissionais e apresentar o conceito de Biossegurança fazendo que conheça sua real função e a colocando em pratica a segurança dela e do seu cliente.
2 FUNDAMENTAL CONCIÊNCIA
É notável a grande preocupação da população em relação à boa aparência das mãos e isso inclui os cuidados com as unhas. Nos corridos dias atuais, muitas pessoas procuram os serviços de manicure/pedicure sem às vezes dar atenção a higiene referente aos serviços.
Pior que isso, é o profissional da área que não se adaptam as normas de biossegurança. A manicure/pedicure utiliza instrumentos que podem gerar contaminação entre os clientes quando não apresentam a adequada assepsia.
Muitas enfermidades como hepatite B e C, HIV, tétano, ou de caráter dermatológico como infecções por fungos e bactérias podem ser transmitidas através dos materiais perfuro cortantes como alicates de remoção de cutícula, espátulas, cortadores de unhas, alem de lixas e utensílios compartilhados. Alem disso, as unhas abrigam milhares de microorganismos, e a higienização previa das mãos não deve ser descartada.
Alem desses, os riscos biológicos também são citados, já que os alicates, considerados artigos críticos, acidentalmente ou por descuido entram em contato com fluidos como sangue e