bacharelado
Introdução
A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que “educação” é um direito para todos, um dever do Estado e da família, e que está a ser promovida com a colaboração da sociedade, com o objetivo de desenvolver plenamente o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participação nos trabalhos com vista ao bem estar comum.
A educação brasileira é regulamentada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, que define os principais orientadores da organização de programas educacionais. Os Governos locais são responsáveis por estabelecer programas educacionais estaduais e seguir orientações utilizando os financiamentos oferecidos pelo Governo Federal. As crianças brasileiras têm que freqüentar a escola no mínimo por nove anos, porém a escolaridade é normalmente insuficiente.
A educação tem que ser tratada com prioridade, pois numa sociedade perfeita, fruto de uma demanda histórica, social e política, no qual a estrutura do sistema de ensino no Brasil vive numa aparência sistematização. Estão juntas, mas ao mesmo tempo estão distantes, o mundo está em constante crescimento, muda a cada minuto com as tecnologias que nos rodeiam, sendo assim se torna essencial o aprendizado vista que a educação é à base de sustentação de uma sociedade mais justa e igualitária.
A ESTRUTURA DE ENSINO NO BRASIL, NOS ÂMBITOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.
A Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil.
Afinal existe ou não um único sistema de ensino no Brasil? E suas incumbências? Entende-se que o sistema de ensino no Brasil é único, porém na prática já notamos a presença de outras modalidades de ensino que futuramente devem ser incorporadas a educação básica, como exemplo a educação à distância (que hoje em dia oferece diversos cursos de extensão, graduação e pós-graduação) e educação escolar indígena, que é