Bacharel
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda temas importantes como: Planejamento Financeiro, Orçamento Flexível, Contabilidade Empresarial - Pronunciamentos do CPC, Aplicação de Métodos Quantitativos nas Atividades Contábeis, Planejamento Tributário, Sociedade Empresária, dentre outros, e ressalta também a importância dos mesmos para a vida das empresas, diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises que levam a economia a sofrer uma série de variações.
Por meio destas “ferramentas financeiras” as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios, no qual podem-se destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas.
Esta análise tem por objetivo descrever pontos relevantes que contribuem significativamente para que a empresa possa atingir seus objetivos de forma sistêmica e gradativa, sendo este um dos responsáveis pelo sucesso do plano estratégico da empresa.
1. Planejamento Financeiro - Características e Fundamentos
A expressão planejamento tem em seu significado literal o ato ou efeito de planejar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados; planificação, processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa, etc.) visando à consecução de determinados objetivos; elaboração de planos ou programas governamentais, especialmente na área econômica e social. Já financeiro significa, relativo às finanças, à circulação e gestão do dinheiro e de outros recursos líquidos.
Segundo Ross (1998, p.82), “Planejamento Financeiro formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. O planejamento dá a empresa subsídios, para que não seja surpreendida e possa ter uma alternativa já prevista, caso tenha que tomar uma decisão.
Dois aspectos-chave