lisossomos
--> Os lisossomos tem um papel de reciclar componentes velhos da célula. Para isso, ela "sequestra" esses componentes e os coloca um vacúolo. Dentro do vacúolo ocorre a digestão. Quando esta ação causa diminuição do metabolismo celular, a célula fica mais fraca em decorrência da falta de oxigênio (hipóxia), favorecendo o rompimento da membrana do lisossomo. Assim as enzimas presentes no lisossomo se espalham pelo citoplasma celular, causando a sua destruição.
ESTRUTURA DOS LISOSSOMOS:
São corpos minúsculos normalmente redondos cujo interior apresenta uma grande quantidade de enzimas que degradam (quebram em pequenos pedaços, ou seja, digerem ou destroem) moléculas grandes ou organelas envelhecidas. Algumas enzimas encontradas dentro dos lisossomos são: proteases (degradam proteínas), nucleases (degradam ácidos nucléicos: DNA e RNA), glicosidases (degradam açúcares) e lipases (degradam lipídeos).
FUNÇÕES
Ocorrendo exclusivamente em células animais e atuando na digestão celular, os lisossomos apresentam funções heterofágica e autofágica.
Função heterofágica – digerir produtos oriundos da fagocitose e da pinocitose
1) Lisossomos primários: contem apenas enzimas digestivas em seu interior;
Função autofágica
2) Lisossomo secundário (vacúolo digestivo): resulta da fusão de um lisossomo primário e um fagossomo ou pinossomo;
3) Lisossomo terciário