Principios da contabilidade
Hoje em vigor a Resolução CFC 1.282/2010, determina que os princípios contábeis devem ser os seguintes:
I) Princípio da entidade
Este princípio, de maneira bem simples, trata da separação do patrimônio da entidade Pessoa Jurídica do patrimônio da Pessoa Física dos sócios. Este princípio tenta proteger o patrimônio da empresa respeitando a legislação brasileira que trata a Pessoa Jurídica como sendo uma pessoa distinta dos sócios da empresa.
II) Princípio da continuidade
Este leva em conta que uma entidade, seja ela de qualquer natureza jurídica for, deve continuar com suas operações no futuro, ainda que os lançamentos contábeis espelhem os eventos atuais. As demonstrações contábeis são preparadas com base neste pressuposto de que a entidade irá continuar suas operações sem a intenção de entrar em liquidação. Caso isto aconteça e a entidade entre em processo de liquidação, a mesma deverá ser preparada com este fim. A contabilidade deverá manifestar essa intenção. (VVIANECAS, 2013)
III) Princípio da oportunidade
Este princípio refere-se à mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio para produzir informações íntegras e tempestivas, ou seja, as informações contábeis têm que ser completas e no tempo certo, dentro do prazo. A falta de observação deste princípio pode fazer com que a demonstração venha a perder sua relevância.
IV) Princípio do registro pelo valor original
Este princípio determina que os componentes patrimoniais devam ser escriturados pelos valores originais das transações e expressos em moedas nacionais.
V) Princípio da competência
O princípio da competência determina que as transações e os eventos devam ser