Bacharel em Serviço Social
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Data: 21 22,23 de novembro de 2012
GT V: Direitos Humanos e a questão da Violência contra Crianças e Adolescentes na América Latina.
TRABALHO INFANTIL: uma prática social reiteradora da violência
Cristiane Pinto Silva – Graduanda de Serviço Social / UFPA
Renata Rodrigues de Oliveira – Pòs- Graduanda em Políticas Públicas de Assistência Social e Controle Social / UFPA
Resumo: Este artigo contempla uma reflexão sobre o trabalho infantil, considerando em particular, os seus efeitos sociais malévolos. Trata-se de uma abordagem de natureza descritiva e analítica baseada em pesquisa documental e bibliográfica. O trabalho infantil vem a ratificar a ausência do lúdico na vida das crianças, estas não desenvolvem atividades lúdicas próprias de sua idade por não terem tempo para o lazer.
Palavras-Chaves: Trabalho Infantil; Direitos Sociais; Violência.
Abstract: This article includes a discussion on child labor, considering in particular their social evil. It is an approach to descriptive and analytical study based on documents and literature. Child labor has to ratify the absence of play in children's lives, they do not develop recreational activities of their own age because they have no time for leisure.
Key-words: Child Labour, Social Rights, Violence.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo decorre da experiência como bolsista de extensão no Programa Infância e Adolescência (PIA)1, que a partir da vivência adquirida reuniu questionamentos acerca do trabalho infantil como forma de violação dos direitos da criança. Esta abordagem utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de análise de dados disponíveis na Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012. Atualmente, a sociedade brasileira tem presenciado atos agressivos e violadores dos direitos civis, inscritos na Constituição de 1988, nesse cenário de