bacharel serviço social
O encerramento da amostragem por saturação ,em pesquisas qualitativas, é determinado como a interrupção de novos elementos ou participantes, pois os dados alcançados passam a representar, na avaliação do pesquisador, uma certa repedição ou redundância e que passam a ser considerados ,tais elementos, irrelavante na pesquisa o que não justifica persistir na coleta de dados. As informações fornecidas por novos elementos ou participantes da pesquisa teriam pouco a acrescentar na pesquisa,sempre de acordo com avaliação do pesquisador. Contudo a verificação da saturação das amostradas deve ser feita de maneira crítica e não excessivamente subjetiva uma vez que,as amostras tem que atender aos objetivos da pesquisa.
Segundo Glaser & Strauss in Fontanella,Ricas e Turato (2008), a amostragem por saturação tratar-se ia de uma confiança empírica de que a categoria está saturada levando em consideração uma combinação dos seguintes critérios: os limites empíricos dos dados, a integração de tais dados com a teoria e a sensibilidade teórica de quem analisa os dados.
A importância das amostras está associada ao rigor científico ou validade científica de uma pesquisa. As amostras são importantes tanto quanto a outros elementos fundamentais para o rigor científico da pesquisa tais como: o desenho da pesquisa, seja ela experimental ou de campo; o recorte do objeto e formulação do problema; a formulação de hipóteses ou pressupostos; a escolha dos instrumentos de coleta de dados e o referencial teórico da interpretação dos resultados.
Em pesquisas qualitativas a escolha das amostras são intencionais pois, elas deverão