Açúcar
AÇÚCAR é um adoçante extraído industrialmente de um vegetal que normalmente contém um alto teor de carboidrato na forma de Sacarose.
O carboidrato é o principal constituinte de todos os seres vivos e é sua fonte de energia.
O açúcar é originário da Índia. A cana-de-açúcar, procedendo da Nova Guiné, de ilha em ilha, através dos séculos, chegou à Índia uns dois mil anos antes da era cristã. Foram os gregos de Alexandre Magno que levaram para a Europa a notícia da existência de uma planta que dava mel sem abelhas. O segredo da cana de açúcar, como muitas outras descobertas do homem, foi mantido num secretismo muito bem vigiado, ainda que o produto acabado fosse exportado resultando grandes lucros. Da Ásia a cana passou para Africa e coube aos árabes quando invadiram a Pérsia levar a cana-de-açúcar e a ciência de fazer a cana virar açúcar para este país. Expandiu o açúcar para as costas africanas do Mediterrâneo, sul da Sicília e sul da Espanha, de onde os portugueses levaram-na para a ilha da Madeira onde passou a cultivá-la e os espanhóis levam para as Ilhas Canárias
A produção e o comércio de açúcar influenciaram a história de várias maneiras. Em tempos modernos açúcar influenciou o colonialismo, a escravidão,migrações domésticas e internacionais e guerras
O Brasil se tornou o maior produtor de açúcar nos séculos XVI e XVII. As principais regiões açucareiras inicialmente eram Pernambuco, Bahia, São Paulo (antes de sucumbir a concorrência da sacarose nordestina) e parte do Rio de Janeiro (produtores secundários da região de Campos, no baixo vale do Paraíba do Sul). Posteriormente, com o fim da capitania de Itamaracá, que era das maiores produtoras no seu sudeste, a Paraíba também adentrou nesse seleto grupo.
O Pacto Colonial imposto por Portugal estabelecia que o Brasil (Colônia) só podia fazer comércio com a Metrópole, não devendo concorrer com produtos produzidos lá. Logo, o Brasil não podia produzir nada que a Metrópole produzisse.