Açucar
Utiliza-se o termo “açúcar”significando sacarose, que é um carboidrato extraído principalmente da cana de açúcar ou da beterraba.
Na indústria de balas, o açúcar tem duas funções principais: dar corpo à bala e conferir sabor doce.
O açúcar é encontrado normalmente na forma de cristais, mas já existe no mercado o açúcar líquido, que nada mais é que uma solução de sacarose em água, com aproximadamente 67% de concentração
.
Regiões produtoras: A cana-de-açúcar é um produto das regiões tropicais e subtropicais, enquanto a beterraba predomina nas regiões temperadas. Exceto algumas variações regionais, observa-se que, no hemisfério norte, o paralelo de 30* delimita as áreas da cana-de-açúcar e da beterraba. No hemisfério sul, o cultivo da beterraba além de recente, tem produção pequena e limitada a poucos países, como Austrália, Argentina e Uruguai. Os principais produtores de açúcar, pela ordem de importância, têm sido: Rússia, Brasil, Cuba, Índia, Estados Unidos, China, França, México, Austrália, e Alemanha. Alguns países, por sua posição geográfica, encontram posições favoráveis para o cultivo tanto de cana-de-açúcar quanto de beterraba, resultando daí dupla atividade agroaçucareira. O exemplo mais importante é o dos Estados Unidos.
Os países que participam do comércio internacional do açúcar podem ser enquadrados nas seguintes categorias: (1) países onde o açúcar é um dos principais produtos de exportação, tais como Cuba, Indonésia, Brasil, República Dominicana, Maurício, Fidji, estados do Caribe, Guiana e Filipinas;(2) países que exportam apenas seus excedentes, como Austrália, Polônia, Hungria, Bélgica e Alemanha; (3) países que bastam a si mesmos, como França, Portugal, Japão, Itália, Índia, Rússia e Argentina; (4) países que completam com importações sua produção doméstica insuficiente, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Suíça, China, Turquia, Egito e Suécia; (5)