Ações sociais dos ultimos presidentes do brasil
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
NOME DO ALUNO
SÉRIE/TURMA
CIDADE, DATA E ANO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei apresentar algumas das principais ações sociais feitas pelos últimos presidentes da república (Sarney, Collor, FHC e Lula).
GOVERNO SARNEY
No ano de 1986, Sarney reatou as relações diplomáticas junto ao governo cubano. Do ponto de vista externo, isso representava o fim de um antigo discurso que rejeitava os partidos e nações que se mostravam favoráveis ao pensamento comunista e socialista. Internamente, essa mesma ação indicava que mais um resquício da ditadura militar era abandonado. Afinal de contas, o governo militar de Castello Branco (1964 – 1967) havia sido o responsável pelo fim das relações político-econômicas entre Brasil e Cuba. Do ponto de vista econômico, o governo Sarney foi bastante conturbado. Herdeiro dos problemas gerados pelo modelo de desenvolvimento econômico estabelecido durante o regime militar e agravado pelas sucessivas crises internacionais, o governo elaborou vários planos para combater a inflação e estabilizar a economia. No dia 28 de fevereiro foi decretado o Plano Cruzado, que estabelecia uma série de medidas: * O cruzeiro foi substituído pelo cruzado, com corte de três zeros. * Todos os preços foram congelados. * Os salários, também congelados, seriam corrigidos anualmente, ou cada vez que a inflação atingisse 20% (gatilho salarial). * Foi extinta a correção monetária. * Foi criado o seguro-desemprego.
GOVERNO COLLOR
Logo depois de sua posse, Collor criou um plano de recuperação da economia arquitetado pela ministra Zélia Cardoso de Mello. O Plano Collor previa uma série de medidas que injetariam recursos na economia com a alta de impostos, a abertura dos mercados nacionais e a criação de uma nova moeda (Cruzeiro). Entre outras medidas, o Plano Collor também exigiu o confisco das poupanças, com valores superiores a 50 mil cruzeiros, durante um prazo de dezoito meses.