Ações da Matemática na Educação Infantil
PORQUE A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Os fracassos educacionais são claros e notórios, pois classificam, são falhos e excludentes. O modelo da Teoria das Inteligências Múltiplas propostas por Gardner, nos sugere a incluir e desenvolver os potenciais de todas as crianças em idade escolar.
Gardner apud Smole ( 2000 ) afirma:
Em minha opinião, o propósito da escola deveria ser o de desenvolver as inteligências e ajudar as pessoas a atingirem objetivos de ocupação e diversão adequados ao seu espectro particular de inteligências. As pessoas que são ajudadas a fazer isso, acredito, se sentem mais engajadas e competentes, e portanto mais inclinadas a servirem à sociedade de uma maneira construtiva.(p.52)
.
Há muitas vantagens em adotar o modelo da Teoria das Inteligências Múltiplas como orientador do trabalho docente: ter como principio que nem todas as pessoas tem os mesmos interesses e habilidades; nem todas as pessoas aprendem da mesma maneira e ritmo; todas as crianças possuem potencial para desenvolver-se intensamente; uma mudança no paradigma da avaliação do aluno ( diferentes instrumentos )
O encantamento pela teoria surge pela possibilidade de olhar o aluno por inteiro, capaz de se desenvolver integralmente.
UM OLHAR PARA O ESPECTRO DE GARDNER
As ações docentes na sala de aula são dimensionadas a partir da concepção das inteligências múltiplas no sentido de aproveitar e estimular todas as manifestações da inteligência para o desenvolvimento do aluno. A partir da observação das manifestações das competências, dons, em cada aluno, fortalecer as áreas em que ele revele ser menos promissor. Utilizando formas e estratégias para desenvolver habilidades a partir da matemática com todas as demais competências do espectro de Gardner de forma harmoniosa. Com os eixos e parcerias como os vértices de