Exemplo de texto argumentativo-expositivo
A Importância da Poesia
A sociedade actual e moderna, que se vivencia nos países industrializados e mais desenvolvidos, tende a rejeitar, cada vez mais, as formas de poesia, uma vez que estas não contribuem, de forma direta, para o crescimento económico do país.
Efetivamente, o capitalismo foca-se, justamente, em sectores mais rentáveis, tais como os transportes, as energias, o turismo, a investigação e os diversos ramos da engenharia. Desta forma, o texto lírico e, de uma forma geral, as formas de escrita criativa, têm sofrido um desinteresse por parte da população em geral.
Posto isto, é pertinente disser que os cursos relacionados com as línguas e humanidades têm notado um menor número de inscrições nas faculdades escolas onde são lecionados.
No entanto, uma sociedade não pode crescer de forma saudável sem algum descanso e conforto, dado que, o ser humano (como todos os seres), tem as suas limitações que devem ser ultrapassadas com atividades que lhe proporcionem conforto e bem-estar.
Desta forma, a poesia pode ser um importante modo de refúgio às dificuldades humanas, distraindo o leitor.
Para além de tudo isto, o texto poético é uma forma eficaz de se adquirir novos conhecimentos e diversificados.
De facto, num poema, podem ser abordados os mais variados temas, aumentando e melhorando, por isso, a forma de pensar do recetor da mensagem poética.
Esta variedade de assuntos pode ser verificada, por exemplo, nos textos líricos do famoso poeta e pedagogo de física e química, António Gedeão, que fazia uma simbiose perfeita entre a ciência e a poesia nas suas obras.
Esta característica está, de forma muito explícita, em muitos dos seus poemas mas, com maior destaque para o poema “Lágrima de Preta” que eu vou passar a declamar:
(DECLAMAÇÃO DO POEMA)
Todavia, nem todos os leitores certamente gostam de poemas do género deste autor, com rimas, muita métrica e sonoridade…
Passa, por isso, a poesia a ser algo só para os