Tecnicas de Melhorar
Certamente que no nosso quotidiano, argumentamos algum assunto que diz respeito a nossa sociedade, ou demais assuntos, até mesmo na nossa auto-defesa.
O presente trabalho aborda acerca de textos expositivos-argumentativos, sendo um texto que expõe um tema para um mero debate mas que tem como finalidade buscar o nosso leitor/ouvinte a crer nas ideias.
Em torno do mesmo está explicito a composição e a organização deste tipo género textual que apresenta características sócio-comunicativas, tendo em conta o seu estilo, função e conteúdo. Traz estas abordagens fundamentando alguns propósitos ou objectivos a saber:
Objectivos:
1.1. Geral:
Descrever o texto expositivo-argumentativo
1.1.1. Específicos:
Conceptualizar os textos expositivos-argumentativos;
Descrever a sua estrutura;
Articulação e progressões do discurso.
1
2. Texto Expositivo-Argumentativo
O texto argumentativo é um texto que visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor através da apresentação de uma tese (ponto de vista), cuja veracidade deve ser demonstrada e provada através, de argumentos adequados.
O texto expositivo‐argumentativo deve evidenciar uma análise crítica e pessoal, fundada numa gestão adequada e num uso pertinentes relativos ao autor, à obra, ao movimento ou ao período em consideração. Esta tipologia procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa do tema. E neste discurso, onde se valoriza a capacidade de apreensão, de construção e expressão de argumentos, é constituído por uma ideia principal confirmada por dados e razões que defendem a opinião emitida. Consente, por isso, a possibilidade de se polemizar em torno de uma questão e de se recorrer a outros referentes como suporte da estratégia de argumentação. Se o resumo consiste em condensar um determinado texto, reduzindo-o ao fundamental, o
texto