Ação
Uninorte - Direito
2º Período/ Noturno
Curso de Direito
Disciplina: Metodologia Científica
Professora Marta
Set. 2013
FRANCISLAN PINTO SOARES
RESUMO DO ARTIGO: É PRECISO OUSAR PARA CRESCER
É preciso ousar para crescer
O mais complexo organismo vivo de que participa a é a engrenagem da economia global. Trata-se da mais sofisticada estrutura social jamais construída. Ninguém a concebeu, ninguém a comanda, todos se adaptam.
A incapacidade de enquadrar a economia no determinismo e reducionismo das ciências físicas clássicas pode ser atribuída exatamente à complexidade dos sistemas vivos.
É nesse sentido que a mídia estampa diariamente a agonia de um gigantesco e flexível organismo vivo: a economia mundial.
Num nível de análise menos superficial, há possibilidades de crescimento a curto prazo ainda inexploradas. Trata-se de uma simples remoção de obstáculos ao uso mais eficiente dos recursos disponíveis.
Quanto mais atrasado o país, mais potencial ele tem ao romper as barreiras que freiam o crescimento
O excesso de regulamentação ou a regulamentação inadequada, a burocracia e o intervencionismo ineficazes, as pressões oportunistas de grupos de interesse são resultado de uma improvável, mas concreta aliança entre a “esquerda” e os “conservadores”.
É esse o principal obstáculo à modernização. Mas há uma boa notícia: quanto mais retrógrados os aliados e maiores os impedimentos institucionais hoje existentes, maior o potencial econômico de quem ousar destravar tais obstáculos.
Num terceiro e mais profundo nível de análise das alternativas de crescimento da economia brasileira, teríamos de examinar se dispomos de uma dinâmica de acumulação de recursos produtivos de modo a sustentar um contínuo deslocamento da fronteira de possibilidade de produção. O desafio é um rápido crescimento da produção pela superposição de duas outras ondas: a marcha milagrosa rumo ao uso