Ação Pauliana
DANIELE (NOME COMPLETO), nacionalidade, estado civil, profissão, carteira de identidade nº..., CPF nº..., residente e domiciliada no endereço completo..., vem, por seu advogado constituído (procuração junta) com escritório situado no endereço completo ... para fins do artigo 39, I, do Código de Processo Civil, propor:
AÇÃO PAULIANA
pelo rito ordinário em face de DIÓGENES (NOME COMPLETO), nacionalidade, estado civil, profissão, carteira de identidade nº..., CPF nº..., residente e domiciliado no endereço completo... e MARCOS (NOME COMPLETO), nacionalidade, estado civil, profissão, carteira de identidade nº..., CPF nº..., residente e domiciliado no endereço completo..., pelos fatos e fundamentos a seguir:
I – DOS FATOS A autora ajuizou ação executiva (processo nº...) visando à cobrança de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), com base na nota promissória emitida em 10/08/2008, vencida em 15/10/1008, além das despesas do protesto, contra o primeiro réu, conforme se verifica pelas cópias do processo. Devidamente citado o primeiro réu no aludido processo, não pagou a dívida e não ofereceu bens à penhora. A autora tomou conhecimento de que o executado, com o propósito de fraudar a execução, em 31/10/2008, transferiu gratuitamente o único bem livre e desembaraçado descrito como terreno urbano ao segundo réu, seu filho Marcos. Esse terreno já estava registrado em nome do donatário. Assim, a doação foi feita quando já estava insolvente o réu, já que o vencimento da obrigação ocorreu em 15/10/2008 e a transmissão gratuita do bem ocorreu em 31/10/2008.
II – DOS FUNDAMENTOS Trata-se de fraude contra credores, com base no artigo 158 do Código Civil, já que o primeiro réu já estava insolvente quando executou a transmissão gratuita do bem. Dessa forma, o negócio jurídico é viciado e deve ser anulado, de acordo com o artigo 171, II do