Ação de consignação em pagamento
(FULANO DE TAL), (qualificação), com sede em (endereço), por seu advogado in fine assinado (procuração inclusa), com endereço profissional na (endereço), vem, mui respeitosamente, perante Vossa Excelência, propor a presente:
AÇÃO ORDINÁRIA DE RESCISÃO CONTRATUAL
Em desfavor de (SICRANO), (qualificação), residente e domiciliado (endereço), o que passa a fazer com base nos motivos de fato e direito adiante transcritos.
I – DOS FATOS
A promovente firmou contrato de promessa de compra e venda com o promovido, tendo como objeto imóvel situado (informções do imóvel).
Restou pactuado que, pela compra do imóvel supra descrito, o promitente comprador pagaria a importância total de R$ XXX, sendo que o pagamento seria realizado da seguinte forma: por meio de sinal no valor R$ YYY, e o restante do valor seria financiado junto à Caixa Econômica Federal.
Acontece que, após assinado o contrato, a Caixa alterou algumas das regras para o financiamento de imóveis produzidos com recursos de construtores e comercializados através do Programa "Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal.
Foram impostas restrições ao financiamento de tais imóveis, sendo que, a partir de então, só receberiam financiamento os projetos que estivessem localizados em áreas que já tivessem recebido pavimentação e urbanização, e que também seria obrigatório que houvesse uma solução de encaminhamento sanitário, nos termos do que estabelece a Medida Provisória 514/10.
É de se concluir, portanto, que a pavimentação e a urbanização do local onde se daria a construção do imóvel a ser financiado passaram a ser requisitos intrínsecos à concessão do benefício.
Em virtude de tais mudanças, deixou de ser viável o financiamento pela linha de crédito que foi apresentada ao comprador e pactuada no contrato, uma vez que o imóvel de que tratava não mais