Ação contra aumento em Plano de Saúde
Ação condenatória com pedido de antecipação de tutela
............(nome), ..........(nacionalidade), ........(estado civil), ...........(profissão), portador da Cédula de Identidade RG nº ...., residente e domiciliado nesta capital, no ............(endereço), por seu advogado infra-assinado (doc. ) , vem à presença de V. Exa., com fundamento no art. 5º, XXXV, da Constituição Federal; na Lei nº 9.099/95 e nos artigos 6º, VIII e 51 do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), ajuizar a presente AÇÃO DECLARATÓRIA CUMULADA COM PEDIDO CONDENATÓRIO, em face de .................... (nome da empresa), localizada (endereço), pelos fundamentos de fato e de direitos a seguir aduzidos :
I - DOS FATOS
O(A) Sr.(a) ........ firmou com a ............. (nome da empresa) contrato de prestação de serviços de assistência médico-hospitalar (doc. ), mediante o pagamento de contraprestação pecuniária mensal.
O valor da contribuição para o mês de .......... do ano de ......... foi de R$ (...), conforme prova o respectivo boleto (doc. ). No mês seguinte, o(a) autor(a) foi surpreendido(a) com o valor de R$ ........... no seu boleto (doc. ), o que representa que a contribuição mensal sofrera um aumento de (.......... %) a título de reenquadramento do valor da mensalidade em virtude de alteração de faixa etária.
O aumento imposto - unilateralmente - torna difícil a manutenção do contrato, estando o(a) Autor(a) na iminência de cancelar o seu contrato, por impossibilidade de arcar com custos tão elevados, razão pela qual se tornou necessário o ajuizamento da presente ação.
II - DO DIREITO
1. Da relação de consumo existente Os artigos 2º e 3º do Código de Defesa do Consumidor conceituam os termos “consumidor” e “fornecedor”, donde se extrai os requisitos para a caracterização de uma relação de consumo.
O