Ação alimentar
Como pessoa e psicólogo em formação, o que aprendi com o componente curricular Estágio Básico I e nos demais componentes do Curso?
Para responder a esta questão leve em consideração nossos encontros em sala de aula, sua vivência pessoal e a leitura do livro: Dibs, em busca de mesmo e o Capítulo I do livro: Tornar-se pessoa. Redija um texto relatando suas principais aprendizagens e, ao final, atribua uma nota (Zero a Dez), que defina esta aprendizagem. ENTREGA ATÉ DIA 25 DE NOVEMBRO.
Dibs, um garoto de cinco anos de idade, era uma criança que nada falava, tinha acessos de raiva com todos ao seu redor – principalmente com quem lhe perguntavam algo. Engatinhava ao redor da sala de aula, enquanto seus colegas faziam as atividades. Ele muitas vezes ficava escondido em baixo da mesa; parecia que tinha medo de tudo e todos (ao seu redor), era um menino que demonstrava estar desligado do mundo, pois ficava concentrado em si mesmo.
Na escola, às vezes ele apresentava indícios de retardamento mental e outras vezes demonstrava muita inteligência, como “uma inteligência especial”. Os professores começaram a se preocupar com ele, pois por muitas vezes agrediu seus colegas, e os pais deles já estavam pedindo providências. Com isso a Escola onde estudava decidiu chamar uma Psicóloga para tentar resolver este problema.(com a concordância de seus pais – que aceitarão).
Acho que Dibs (opinião própria) era uma criança rejeitada pelos seus pais desde que estava no ventre de sua mãe. Sua mãe não queria um filho, pois era uma cirurgiã respeitada pelo ótimo trabalho que realizava e se tivesse um filho teria que abandonar sua profissão, quando ficou grávida dizia que tudo tinha se acabado, sua profissão, seu casamento, pois seu marido também não queria um filho, pois estes viviam muito bem. Como já era “rejeitado”, era como se ele tivesse uma “carga sobre suas costas”, pois ele era o culpado de sua mãe não trabalhar mais, ele era o culpado do casamento de seus