aços
Jhessica
Luiza
Natalia
O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C
(carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P
(fósforo).
O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em cinco etapas:
•
•
•
•
•
Preparação da carga
Redução
Refino
Laminação
Trefilação
Antes de serem levados ao alto forno, o minério e o carvão são previamente preparados para melhoria do rendimento e economia do processo. Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque (obtido pela destilação do carvão na coqueria), dele se obtendo ainda subprodutos carboquímicas. A siderúrgica visitada utiliza de carvão vegetal nesse processo.
Essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno, que atinge a temperatura de
1300°C. O soprador garante a manutenção de oxigênio aquecido, lançado pela parte de baixo do alto forno. O carvão, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro em um metal líquido: o ferro-gusa ou ferro de primeira fusão. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono muito elevado. Impurezas como calcário e sílica formam a escória, utilizada na fabricação de cimento.
Aciarias a oxigênio ou elétricas são utilizadas para transformar o gusa líquido ou sólido e a sucata de ferro e aço em aço líquido. Nessa etapa (temperaturas de
1580 a 1650°C) parte do carbono contido no gusa é removido juntamente com impurezas. O refino ocorre nos fornos panela e o aço líquido é solidificado em equipamentos de duas maneiras:
Lingotamento Convencional – processo em que o aço líquido é solidificado em lingoteiras estáticas. Os lingotes então são conformados a quente em laminadores primários visando a produção de blocos, tarugos ou placas.
Lingotamento Contínuo – processo em