Gestão de Sistema de Informação
Começou quando o homem deixou de fazer as coisas manualmente de forma artesanal e passou a dar lugar as máquinas para um trabalho mais rápido, eficaz e eficiente.
Desde as 1° Revolução Industrial as máquinas vêm se aprimorando e acompanhando a evolução dos seres humanos para atender as suas necessidades.
Tudo começou com as máquinas de vapores locomovidas pelos operários e que vem evoluindo e sendo substituída até os tempos de hoje, em que as máquinas são robotizadas e comandadas por computadores, em uma era mais conhecida como 3° Revolução Industrial.
Um sistema de informação tem como foco principal, transmitir informações auxiliando os processos e suas funções.
Em uma organização o Sistema de Informação é primordial, ele tem a capacidade de identificar, avaliar e implantar um novo sistema para a resolução de um problema e cabe a organização treinar seus funcionários para opera-lo.
Existem diversos tipos de sistema para se implantar na organização, que vai desde o Nível operacional à Análise e geração de relatórios atendendo assim a necessidade da organização.
O papel dos Sistemas de Informação Contemporâneo, têm a capacidade de facilitar a vida dos consumidores que utilizam esses sistemas, como há grandes concorrências e grandes competitividades entre as empresas, então elas estão sempre efetuando um trabalho contínuo. Por sempre haver mudanças na tecnologia as empresas já se tornam aptas para atender as expectativas.
A estrutura de Sistemas de Informação em uma organização vai desde os Supercomputadores (um computador de alta performance que custa milhões) até o PDA que são computadores menores que livros, que usa memórias flashs ao invés de discos rígidos e são baseados na tecnologia de tela sensível ao toque e sem teclado. Esses computadores têm a vantagem de se interligares permitindo-se o compartilhamento.
A Vulnerabilidade dos Sistemas de Informação, acontece muitas vezes por falhas em Hardware e de Software ou