Açao pedagogica
Maria do Carmo Moreira Martins Maccariello[1]
Victor Novicki[2]
Elza Maria Neffa Vieira de Castro[3]
Referência bibliográfica:
MACCARIELLO, Maria do Carmo M. M; NOVICKI, Victor; CASTRO, Elza M. N. V. Ação pedagógica na Iniciação Científica. In: CALAZANS, Maria Julieta Costa. (Org.). Iniciação Científica: organizando o pensamento crítico. 2ª. ed. São Paulo, 2002, p. 79-115.
1. Introdução
Este artigo objetiva analisar o processo de formação de recursos humanos para a pesquisa, realizado no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
Seu aspecto central consiste em, por um lado, destacar a importância de uma ação pedagógica transformadora na iniciação científica, no sentido dos bolsistas assumirem uma postura crítica e contribuírem para responder aos desafios sociais, através de uma abordagem interdisciplinar e do estabelecimento de conexões, numa dimensão globalizada e histórica, entre o conhecimento teórico acumulado e as situações identificadas em nossa sociedade e, por outro, em apresentar como procuramos colocar em prática esta concepção no dia-a-dia da pesquisa.
Nosso estudo de caso tem como referência empírica as Pesquisas Integradas “As Práticas Sociais dos Profissionais da Educação e dos Trabalhadores Rurais - um estudo na Região do Médio Paraíba”, já concluída (Calazans et. al., 1996) e “Educação e Consciência Ambiental - Região do Médio Paraíba”, em andamento (Calazans et. al., 1995), ambas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenadas pela Profª Drª Maria Julieta Costa Calazans, com a participação dos professores-pesquisadores Maria do Carmo Moreira Martins Maccariello, Victor Novicki e Elza Maria Neffa Vieira de Castro.
Na primeira parte, apresentamos alguns comentários sobre duas concepções pedagógicas presentes no