açao pedagogica
Aquele que escolhe como profissão ser professor, precisa estar comprometido com o resultado final de seu trabalho, sabendo-o como parte importante e imprescindível na construção do indivíduo e, podemos ver isso claro na afirmação de Libâneo (1994, p.17): “O trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global pelo qual os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social”. A educação – ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades.
Para se tiver uma boa aula é preciso uma ótima interação com seus alunos, sempre inovando cada dia sempre buscando mais ideias para implantar numa sala de aula, não é preciso trabalha não somente com alunos mais com pais e diretores é nessa hora que o educador pega mais confiança do seu trabalho com a presença deles na educação do educando.
O planeja mento do professor não deve ser feito a partir da serie ou do ano mais a partir da possibilidade de aprendizagem do aluno. Como o educador pode fazer isso: fazendo um acompanhamento do aluno na aprendizagem observando qual a melhor maneira de começar a construir um caminho para cada aluno, sempre fazendo isso de uma forma diferente para cada aluno, pois nenhum deles tem a mesmo jeito e nem forma de apreender, por isso, deve-se variar de aluno por aluno. Nisso espera-se que o educador seja o ingrediente básico para que essa evolução seja feita com seu trabalho do cotidiano ligado aos acontecimentos da sociedade e nas perspectivas sociais, culturais e filosóficos.
Com o objetivo de ajudar o educando a construir seu próprio olhar para o mundo e ajudando a esclarecer e proteger o direito do aluno a uma identidade própria como membro ativo da sociedade. O professor deve reconhecer que existem diferentes níveis de independência e que os alunos saibam usar sua independência para construir o seu