azeite
É constituída por glicéridos (96 a 98% do azeite, dos quais cerca de 55% são monoinsaturados). A restante percentagem dos compostos dá ao azeite côr, cheiro, e sabor, sendo grande parte destes volátil (1mg/Kg azeite).
Designações Comerciais: Azeite Virgem Extra: Acidez entre 0,0 % e 0,8%
Azeite Virgem: Acidez entre 0,8% e 2,0%
Azeite: Contém Azeite Virgem e Azeite Refinado
Azeite Refinado: São-lhe retirados a côr, o cheiro e o sabor através de processos químicos - adição de solventes químicos, isómeros, ao azeite, o que permite separar a gordura dos restantes compostos através de uma filtragem. Azeite DOP (Denominação de Origem Protegida): Produto cuja denominação refere especificamente a região de onde é proveniente, sendo protegida a nível da UE. Esta denominação atesta a ligação regional do produto, que advém da utilização de matérias primas provenientes e típicas da região, manuseadas e transformadas de acordo com as técnicas e procedimentos tradicionais da mesma região.
Azeite de Modo de Produção Biológico: Produto proveniente da Agricultura Biológica – Não são utilizados adubos ou pesticidas no maneio do olival e na obtenção da azeitona. Em todo o processo de extracção é igualmente interdito o contacto com quaisquer substâncias de síntese química. Pressupõe a certificação e controlo desde o olival até ao lagar. Um Azeite IGP (Indicação Geográfica Protegida) é igualmente um produto certificado protegido a nível da Comunidade Europeia, sendo, no entanto, a sua ligação à região demarcada mais abrangente. De igual forma, o Caderno de Especificações associado ao produto permite uma maior flexibilidade em comparação com as Denominações de Origem Protegida.
O reconhecimento de um produto como DOP ou IGP é concedido a título provisório e a nível nacional pelo Estado do país de origem (Denominação de Origem - DO / Indicação Geográfica- IG),