Vivência
2.
Nome da Diretoria de Ensino: Diretoria de Ensino Região Centro
3.
Nome da escola visitada: E.E. Profª Dulce Ferreira Boarin
4.
Data da visita: 05/09/2011
5.
Disciplina analisada: Língua Portuguesa
6.
Nome do professor entrevistado: Cláudia Regina Chabariberi
7.
Nome do Coordenador Pedagógico entrevistado: Gilzania Lopes Pires
8.
Texto opinativo
A partir das duas entrevistas e daquilo que você observou, elabore um texto opinativo sobre como a escola aborda a questão do atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais e as alternativas para superar as dificuldades que os alunos enfrentam.
Por meio das entrevistas realizadas pude verificar que a escola, apesar da boa vontade dos profissionais, não está preparada para atender uma demanda de alunos com necessidades educacionais especiais.
Trata-se de uma unidade escolar cujo o quadro gestor não é efetivo e se modifica todos os anos e por isso não segue um modelo de gestão por mais de um período letivo, o que dificulta tanto na continuidade de trabalhos quanto na formação contínua dos profissionais. Verifiquei que os assuntos são abordados sim nos Horários de Trabalho Coletívo, porém de forma superficial e os profissionais seguem com dúvidas sobre como trabalhar com crianças com tais necessidades.
Ao analisar as dependências da escola, notei que não há em sua estrutura nenhuma adaptação para acessibilidade de alunos com deficiência física e motora uma vez que trata-se de uma construção antiga cheia de desníveis e de escadas, não havendo sequer uma rampa ou elevadores. Para acesso aos banheiros, por exemplo, o aluno precisa descer e subir várias escadas até conseguir chegar ao banheiro localizado no páteo.
Apesar disso, vejo na conversa com os profissionais que soluções são buscadas constantemente, mesmo com toda a limitação encontrada, para que, caso necessário, os alunos com