Azeite
PROCESSO PRODUTIVO DO AZEITE
Trabalho de Contabilidade para fins de avaliação parcial de N-1 da Disciplina Contabilidade Industrial e de Custos, no Curso de Ciências Contábeis, oferecida pelo Departamento de Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e ministrada pela professor BRASILINO.
GOIÂNIA
MARÇO - 2012
PROCESSO PRODUTIVO DO AZEITE
O azeite
O azeite é um produto alimentar rico em vitamina E e outros antioxidantes, utilizado como tempero uma vez que dá à comida um sabor e aroma peculiares. É produzido a partir da azeitona, fruto da oliveira. É um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, utilizado na dieta mediterrânea. De um modo geral, está presente em grande parte das cozinhas. O azeite também tem vantagens na área da saúde uma vez que ajuda a diminuir o risco de enfarte, os diabetes, auxilia a digestão, evita a formação de pedras e previne alguns tipos de cancro. A qualidade do azeite é determinada pela região, a variedade e o grau de maturação das azeitonas, o estado sanitário dos produtos (condiciona o grau de acidez do azeite), o processo de extração, o modo de conservação e a idade do azeite.
Produção do azeite
Actualmente, a região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite. Isto deve-se ao facto desta zona ter condições climáticas propícias ao cultivo das oliveiras (bastante sol e clima seco). O azeite é produzido somente a partir de azeitonas. Para produzir 250 mililitros de azeite são necessárias entre 1300 a 2000 azeitonas. A produção de azeite envolve uma série de etapas que vão desde a apanha das azeitonas até ao armazenamento do azeite, passando por uma série de transformações que permitem a sua obtenção e asseguram a sua qualidade. Actualmente, os métodos tradicionais de processamento da azeitona deram lugar a processos modernos de extracção, utilizando variação de temperatura e pressão. Desta forma, o método tradicional de prensagem a frio quase não